É muito comum os esquerdistas jogarem a culpa de quase todos os problemas do Brasil “no capitalismo”. Mas uma coisa que todos eles ignoram é que na prática o Brasil nunca foi capitalista.
Uma coisa que é fundamental em qualquer país capitalista é a liberdade para empreender, abrir um negócio sem burocracias e amarras estatais. Ou seja, quanto maior a liberdade econômica, mais capitalista o país é.
Sendo assim, que tal compararmos o índice de liberdade econômica do Brasil com o de outros países?
Se formos analisar o ranking dos países do mundo pelo grau de liberdade econômica veremos países no topo da lista como Austrália, Reino Unido, EUA, e por aí vai. No topo da lista está a grande maioria dos países ricos e desenvolvidos. Já na rabeta da lista temos países onde empreender é um verdadeiro pesadelo, como Cuba, Venezuela e Coréia do Norte.
E o Brasil brasileiro onde você acha que fica nesse ranking? Bem, o Brasil está na posição 151 da lista, vizinho do Afeganistão e abaixo de países como Paquistão, China, Rússia. Ou seja, uma vergonha total e completa.
Então essa postagem é pra você que é esquerdinha e vive dizendo que os problemas do Brasil são por ele ser capitalista. A verdade verdadeira é justamente o contrário disso, os problemas do Brasil são por falta de capitalismo. O nosso país precisa urgentemente de um choque de capitalismo e empreendedorismo.
Sponsored ( Powered by dclick )
Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:
- Se o bitcoin fosse uma calculadora o ethereum seria um smartphone
- A fonte de toda a moral
- Se a moral é baseada na realidade, ela transcende aos humanos
- Em defesa da moralidade objetiva
- Moralidade e obediência
- Porque a moralidade não existe se for subjetiva: mais esclarecimentos
- Quem define o que é “o certo”?
- Niilismo moral é irracional
- Comemorando os 75 de reputação
- Quem tem família tem tudo