No futuro as reservas bancárias dos Bancos Centrais serão em criptomoedas

Todo Banco precisa manter reservas. E para os Bancos Centrais, por serem o “Banco dos Bancos”, isso se torna mais verdade ainda.

Historicamente os Bancos Centrais têm usado muito o ouro como reserva de valor. Mas o ouro possui uma série de inconveniências, e por esses e outros motivos muitos bancos centrais trocaram o ouro por moedas fiduciárias confiáveis, principalmente o dólar.

Mas manter reservas em moeda fiduciária também tem muitas desvantagens. Uma delas é que você está na prática confiando na estabilidade econômica do país emissor da moeda. Se o país por algum motivo se tornar instável ou pouco confiável, você irá ver o valor das suas reservas evaporar.

Mas viva a vida moderna, e hoje temos um outro candidato a ser uma ótima reserva de valor utilizada internacionalmente por todos os bancos centrais: uma criptomoeda. Isso mesmo, não se surpreenda se uma criptomoeda no futuro vier a ser usada como a principal reserva de valor mundial. E essa moeda pode ser inclusive o atual bitcoin.

E motivos para isso são muitos. Como são tokens virtuais, você praticamente não tem custo de custódia, a não ser obviamente o cuidado extremo com os protocolos de segurança.

Outra vantagem é a independência de Governos. Por serem regidas por algoritmos e smartcontracts, as criptomoedas são descentralizadas e eliminam o problema de ter que depender e confiar em terceiros.

Claro que existem algumas desvantagens, e talvez por isso mesmo que elas não tenham sido adotadas até agora. Mas isso é uma possibilidade concreta e, se isso vier mesmo a acontecer no futuro, pode esperar uma valorização delas de uma forma jamais vista antes.


pixabay


Sponsored ( Powered by dclick )

dclick-imagead


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:

H2
H3
H4
Upload from PC
Video gallery
3 columns
2 columns
1 column
18 Comments