Ministra sugere alternativa à Teoria da Evolução nas escolas

No lugar da Teoria da Evolução, Ministra sugere em vídeo que as teorias de fé religiosa, como o criacionismo, sejam ensinadas também.

"A igreja evangélica perdeu espaço na história. Nós perdemos o espaço na ciência quando nós deixamos a teoria da evolução entrar nas escolas, quando nós não questionamos. Quando nós não fomos ocupar a ciência. A igreja evangélica deixou a ciência para lá e 'vamos deixar a ciência sozinha, caminhando sozinha'. E aí cientistas tomaram conta dessa área", diz a ministra no vídeo.

Ou seja, ela dá a entender que as verdades da ciência não são objetivas, absolutas, baseadas em evidências. Mas algo flácido, que pode ser influenciado por ideologias ou crenças pessoais, como a dela. E ela até sugere que a crença dela deveria ter influenciado mais a ciência.

Eu sinceramente acho que questões de crença são algo bem pessoal. Cada um sabe aquilo que passou na vida e as “razões”, ou emoções que tem pra acreditar nisso ou naquilo. Mas por favor, não queira misturar crença com ciência. São dois ramos completamente independentes do conhecimento humano, e um não deve interferir no outro.

Mas segundo ela, tanto a visão científica quanto a baseada na fé deveriam estar em pé de igualdade nas escolas, e nenhuma delas deveria ser considerada mais verdadeira que a outra.

Em que século nós estamos? Pensei que essas ideias já tivessem sido superadas com o fim da Idade Média. Mas tem gente que ainda acha que ciência é tipo uma ideologia, apenas mais um ponto de vista do mundo em pé de igualdade com todos os demais. Que não existe uma realidade factual que possa ser estudada e examinada, e que conclusões, convenientes às nossas crenças pré-estabelecidas ou não, possam ser retiradas.

Onde está a maturidade tão necessária às pessoas adultas? Porque uma criança é compreensível que elas chorem quando descobrem que o Papai Noel não existe. Mas um adulto? Um adulto abandonar evidências científicas só porque elas entrariam em conflito total ou parcialmente com crenças pré-concebidas que ele tem sobre o mundo?

Pra uma criança mimada sim, isso seria aceitável, mas para um adulto obviamente que não. Isso soa mais como uma birra, uma teimosia, ou até mesmo uma desonestidade intelectual de abandonar uma verdade só por ela ser de alguma forma inconveniente aos seus interesses pessoais em prol de uma inverdade que ela prefira acreditar.

A humanidade nunca atingirá a maturidade enquanto até a verdade for uma questão de preferência pessoal. Então pra essas pessoas que colocam crenças pessoais acima de verdades científicas eu deixo a seguinte frase:

“A verdade pode ser intrigante. Pode dar algum trabalho lidar com ela. Pode ser contraintiuitiva. Ela pode contradizer preconceitos profundamente enraizados. Pode não se coadunar com o que queremos desesperadamente acreditar. Mas nossas preferências não determinam o que é a verdade.” Carl Sagan


Sponsored ( Powered by dclick )

dclick-imagead


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:

H2
H3
H4
Upload from PC
Video gallery
3 columns
2 columns
1 column
23 Comments