Todo ser humano anseia por ter direitos. E muitos políticos sabem disso, desse desejo inerente à criatura humana. E por isso vivem suas vidas profissionais vendendo promessas pra quem estiver disposto a comprá-las. Ou seja, os políticos são artistas cuja arte é vender promessas pra ver se o povo engole.
Mas a verdade é que toda essa expectativa de direitos é uma força imensa no sentido de aumentar o gigantismo estatal. E o gigantismo estatal significa inexoravelmente mais intervenção e menos liberdade individual.
Um Estado interventor inchado é um Estado babá. É aquele que diz o que eu e você devemos fazer, quando o que todos nós queremos é a liberdade para sermos os protagonistas das nossas próprias vidas.
Nesse sentido o capitalismo é o oposto de tudo isso. O capitalismo é um sistema que defende a autonomia do indivíduo, a liberdade com responsabilidade. Os cidadãos não podem ser tratados como crianças mimadas ou adolescentes irresponsáveis que não sabem como viver as suas próprias vidas.
Então o Governo nunca te dá direitos, apenas retira a tua liberdade para poder correr atrás dos seus sonhos de forma meritocrática.
Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões :
- Porque a moralidade não existe se for subjetiva: mais esclarecimentos
- Quem define o que é “o certo”?
- Niilismo moral é irracional
- Comemorando os 75 de reputação
- Quem tem família tem tudo
- O Brasil nunca foi capitalista
- O que está acontecendo com 2019?
- Quando querer trabalhar se torna ilegal
- Estratégias em um Novo Paradigma Globalizado
- Google lança a sua plataforma de jogos na nuvem Stadia