Quem já conviveu com um libertário ou já leu sobre ideias libertárias com certeza já ouviu falar que “imposto é roubo”. Mas existe uma frase ainda mais forte que essa, e tecnicamente até mais precisa. É a frase “imposto é escravidão”. É o que vou defender aqui nessa postagem. Vamos nessa?
Bem, é fácil defender que imposto é roubo. Afinal, tudo aquilo que te pertence e te tiram à força contra a sua vontade, baseado apenas na violência é por definição um roubo. Claro que você pode justificar esse ato de mil e uma formas tipo “vou fazer bom uso do seu dinheiro”, “sei usar o seu dinheiro pra causas mais nobres do que as que você usaria”, “seu dinheiro terá uma função social”, etc... Mas ainda assim obviamente o ato de tomar algo que te pertence contra a sua vontade vai sempre continuar sendo um roubo.
Mas imposto não é só roubo, é mais que isso, é escravidão. Porque o roubo é algo ocasional, incerto, esporádico, uma fatalidade e não uma certeza. Você pode evitar o roubo evitando passar na rua onde foi roubado por exemplo. Ou então evitando andar de relógio e celular nas ruas, etc... Além disso se você foi roubado você tem o direito de ir na polícia e solicitar que ela tente lhe reaver os seus bens.
Porém o imposto não é assim. Ele não é esporádico e inserto, mas uma constância na sua vida. Você já trabalha sabendo que o fruto do seu trabalho será espoliado. Além disso você não tem como fugir dele, está “amarrado” nessa trama sem ter liberdade de fugir dela.
Então meus amigos, é triste mas é a pura realidade. Imposto é roubo sim, mas mais que isso, tem características bem próximas de uma verdadeira escravidão moderna. A escravidão nos moldes antigos parece que “acabou”, pois não aceitamos mais ela. Porém na prática ela apenas se sofisticou, e hoje se revela na forma de tributação.
Sponsored ( Powered by dclick )
Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:
- Ministra sugere alternativa à Teoria da Evolução nas escolas
- O eterno conflito entre ciência e crença
- No futuro as reservas bancárias dos Bancos Centrais serão em criptomoedas
- 20% das transações do bitcoin são usadas por uma única empresa pra armazenar dados na blockchain
- O blockchain como uma forma descentralizada de eternizar dados
- Primeiro caso raquer de 2019: Exchange Cryptopia
- Liberal na economia e nos costumes