País capitalista tem direito trabalhista?

Eu já fiz algumas postagens sobre esse assunto mas como ele é muito importante nunca é demais trazer novamente ele à tona.

É disseminada no Brasil a ilusão de que todos os problemas do país, incluindo aí o desemprego e a consequente desigualdade social, é "do capitalismo".

Mas essas pessoas que afirmam isso com certeza de duas uma: ou não sabem o que significa um país ser capitalista, ou assim o fazem por pura desonestidade intelectual.

Porque o que significa um país ser capitalista? Significa em poucas palavras um país com poucas amarras estatais. O Estado não se intromete muito na vida individual das pessoas, incluindo-se aí a liberdade contratual e econômica.

O maior exemplo de liberdade contratual é na área trabalhista. Quanto mais o trabalhador for livre pra acertar um contrato livremente com o empregador, mais livre mercado e capitalista esse país será. E quanto a isso o Brasil pode ser tudo menos liberal. Temos uma das leis trabalhistas mais completas e "benevolentes" (pelo menos no papel) com o trabalhador do mundo.

Se você duvida, compare a nossa lei com a dos EUA por exemplo. Todo mundo aqui concorda que trabalhar nos EUA é melhor do que no Brasil. Mas você já se perguntou porque? Com certeza é pelo maior poder de compra dos salários, e não pelas leis trabalhistas de lá.

Pra você ter uma ideia, lá não existe lei trabalhista obrigando as empresas a dar férias, 13º, FGTS, e por aí vai. Assista esse vídeo curto mas esclarecedor sobre esse assunto:

Então antes de dizer que o Brasil é capitalista demais e pedir mais "direitos trabalhistas", saiba que existem muitos brasileiros que sonham em ir trabalhar nos EUA sem ter direito quase nenhum. E nunca vi um americano doido pra vir trabalhar no Brasil pra ter FGTS, férias e 13º.

Outras postagens sobre o assunto:


Sponsored ( Powered by dclick )

dclick-imagead


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões :

H2
H3
H4
Upload from PC
Video gallery
3 columns
2 columns
1 column
20 Comments