No Brasil, e muito provávelmente também em vários lugares do mundo, é comum confundir direito com dever.
É comum o Estado criar leis dando “direitos” aos seus cidadãos. Afinal, a maioria dos políticos se elege fazendo promessas mil. E essas mil promessas quase sempre são concretizadas pela elaboração de novas leis criando novos “direitos”.
É assim que surgem os direitos à saúde, à educação, trabalhistas, previdenciários, etc... Mas será que são direitos mesmo? Ou isso apenas nos obriga a fazer algo, tirar a nossa liberdade de escolha?
Porque o que é um direito? Direito é algo que eu posso exercê-lo ao meu bel prazer, mas não sou obrigado a isso. Por exemplo, quando compro um carro é para ter o direito de usá-lo, e jamais pela obrigação de fazê-lo. Quase ninguém compraria um carro se isso fosse apenas lhe gerar uma obrigação de usá-lo. Ninguém gosta de ser obrigado a nada, apenas gosta de maximizar as suas liberdades e possibilidades na vida. Por isso gostamos tanto de ter direitos, e odiamos tanto termos obrigações.
Então voltemos a analisar o que Governo nos faz quando diz nos dar “direitos”. Quando ele diz que nos dá saúde, na verdade ele nos dá a obrigação de pagar impostos para sustentar a saúde pública. Quando ele diz que nos dá educação a mesma coisa, nos obriga a pagar a educação pública, que muitas vezes nem usamos devido à baixa qualidade da mesma. É por isso que se diz que o brasileiro paga dobrado. Paga pra ter a saúde e a educação pública, mas paga a privada também porque a pública não presta.
E os “direitos” trabalhistas então? Será que você tem o direito ou o dever de recolher o FGTS? Você tem o direito ou o dever de pagar a previdência? Será que se você tivesse a opção de ficar com o dinheiro pra você no final do mês você realmente iria querer pagar por esses serviços públicos?
Então precisamos deixar de sermos inocentes úteis e achar que o Governo é capaz de nos dar direitos com simples canetadas. Essas canetadas nunca criam direitos, apenas obrigações e ilusões. O que cria direitos realmente é o dinheiro que fica no nosso bolso para que possamos gastá-lo ao nosso bel prazer. E não um Governo dizendo onde ele deve ser gastado.
Sponsored ( Powered by dclick )
Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:
- Justiça nega pedido de Lula para comparecer ao enterro do irmão
- Estatista, Conservador, Liberal, Libertário, Anarcocapitalista
- Google Maps com temperaturas?
- Conceito primitivo de Estado: Justiça e Monopólio da Força
- Estado Laico e o “Deus seja louvado” na cédula de Real
- Marco Aurélio nega pedido de Foro Privilegiado do Flávio Bolsonaro
- Vaza vídeo inédito da catástrofe de Brumadinho
- Ontem o Brasil virou uma página da sua história
- Europa reconhece Guaidó
- Roger Walters diz que Venezuela é uma verdadeira democracia