Halving do bitcoin tornará a mineração ainda menos lucrativa

O bitcoin sofrerá um novo halving em 2020. Isso nada mais é do que o “corte pela metade” da recompensa aos mineradores por cada bloco minerado.

No início se pagava 50 bitcoins por cada bloco minerado. Mas essa recompensa é cortada pela metade a cada 210.000 blocos minerados, ou aproximadamente 4 anos.

O primeiro halving do bitcoin ocorreu em novembro de 2012, quando as recompensas passaram a ser de 25 bitcoins. O segundo aconteceu em 9 de julho de 2016, e passou a ser de 12,5 bitcoins por bloco, que é a recompensa atual.

O próximo halving é esperado para o primeiro semestre do ano que vem, quando as recompensas passarão a ser de “apenas” 6,25 bitcoins.

Ainda não há consenso sobre o efeito que esses halvings provocam no preço do bitcoin. Mas antes dos halvings anteriores o bitcoin estava no marasmo, e depois de um tempo dele ocorrer sempre houve um novo movimento de alta. Se isso ocorrer novamente, podemos talvez ver o bitcoin voltando a se valorizar em 2020.

Até mesmo porque no preço atual e com a recompensa de 12,5 bitcoins por bloco a atividade de mineração já não está tão lucrativa assim. O que dirá quando a recompensa passar a ser de apenas 6,25?

De duas uma: ou o preço do bitcoin terá que subir pra compensar a mineração, ou as taxas de transação é que terão que subir. Se nenhuma dessas duas coisas acontecer, então é a dificuldade de mineração que terá caído até lá, tornando a possibilidade de um ataque 51% cada vez mais presente, embora ainda remoto:


pixabay


Sponsored ( Powered by dclick )

dclick-imagead


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:

H2
H3
H4
Upload from PC
Video gallery
3 columns
2 columns
1 column
13 Comments