É impressionante ver a estabilidade atual do bitcoin

Eu não sei vocês, mas eu não canso de me surpreender com a estabilidade atual do preço do bitcoin.

Porque todo mundo sabe que as criptomoedas não possuem valor intrínseco algum, nem são lastreadas por nada do mundo real.

Então o seu preço é a tradução mais pura que existe da lei da oferta e da procura: se tem muita gente querendo comprar e poucos vendedores, o preço sobe, e se tem muita gente querendo vender e poucos compradores, o preço cai.

E o que temos observado a cerca de um mês atrás até hoje? Uma estabilidade incrível para os padrões do bitcoin. O preço nem cai nem sobe, fica quase sempre nessa faixa entre 6100 e 6700.

screenshot.23.jpg
https://bitcoinwisdom.com/markets/bitstamp/btcusd

Aí eu me pergunto? Como pode o preço ficar tão estável? Será que existe um equilíbrio tão grande assim entre compradores e vendedores? Acho que não.

A minha suspeita é que na verdade os compradores e vendedores são as mesmas pessoas: os grandes mineradores.

E porque eu estou achando isso? Pelo seguinte, os mineradores precisam que a sua atividade seja lucrativa, então o preço do bitcoin não pode cair muito. Ou seja, quando o preço está muito baixo, tão baixo que deixa a atividade deles não lucrativa, eles deixam de vender os bitcoins minerados, e portanto os preços tendem a parar de cair.

Por outro lado, eles não podem segurar os seus bitcoins minerados por muito tempo, pois precisam pagar as suas despesas com energia e etc. Então quando os preços sobem um pouquinho, eles mesmos pegam os bitcoins minerados que não tinham vendido e passam a vender, ganhando um lucro pequeno, mas pelo menos que cobre as despesas.

E assim fica o preço do bitcoin, entre a mínima que impede os mineradores de vendê-lo com prejuízo, e a máxima que é um convite para os mineradores vender parte da sua mineração com um pequeno lucro.


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:

H2
H3
H4
Upload from PC
Video gallery
3 columns
2 columns
1 column
29 Comments