O Steemit no longo prazo dependerá da atratividade que ele conseguir exercer sobre os investidores em SP. Ponto final, fim da postagem rss.
Mas brincadeiras à parte, em poucas palavras é isso aí. Enquanto o Steemit despertar o interesse das pessoas em investir em SP ele sobreviverá. Porque o valor das recompensas depende do valor dos votos, e o valor dos votos depende do valor do Steem. E o valor do Steem depende de pessoas interessadas em comprar ele.
Já que o momento atual é de pessimismo, vamos continuar com ele e projetá-lo para o futuro, para o longo prazo. O que acontecerá?
Ora, atualmente não é interessante investir em Steem porque a queda do preço da moeda nos mercados não está compensando aquilo que você consegue aumentando o seu poder de voto por aqui, mesmo considerando que você vote em si mesmo. Se isso continuar por muito tempo, quem tem SP irá vendê-los por não ver muita vantagem em possui-los, empurrando o preço do Steem ainda mais para baixo, até que ele eventualmente pode inclusive chegar a zero. Esse seria o momento apocalíptico mais pessimista, com o Steem valendo zero, e portanto recompensas zero. Ou seja, o que era pra ser uma rede social com recompensas, se torna uma rede social como qualquer outra, com recompensas de mentirinha, que não valem nada.
Mas agora vamos ser mais otimistas, e considerar que a plataforma Steemit continuará atraindo novos desenvolvedores de apps, e que esses diversos apps por sua vez aumentem a visibilidade e atraiam cada vez mais pessoas para interagir com a plataforma. Além disso a própria plataforma continuará a progredir, SMTs, novos Hard Forks com novas possibilidades etc. Tudo isso faria com que o valor do Steem nunca cheguasse a zero, e portanto as recompensas também jamais seriam zeradas.
Após essas duas análises, qual a que eu considero mais provável? Bem, eu não acho que o valor do Steemit vai cair a zero, mas também não acho que ele se segurará num valor que torne as recompensas algo muito relevante. Haverá recompensas, mas provavelmente nada muito interessante para a grande maioria das pessoas. E quem ficar na plataforma ficará por gostar dela mesmo, e não pelas recompensas em si. Algo bem semelhante ao que está acontecendo justamente agora!
Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:
- Bolsonaro é produto do PT
- Estado inchado é convite para a roubalheira
- A freira
- Remédio não é "curédio"
- O Natal pós eleições
- Quem não gostaria de viver de Steemit?
- Quando a verdade se torna uma inconveniência
- O fim de semana vem aí e eu estou sem planos
- O incrível progresso dos carros coreanos
- O PT não se arrepende de nada