Vamos falar um pouco sobre o Afeganistão?

O @felipejoys entrou pra comentar em uma postagem minha dizendo que eu estaria propagando “fake news” por dizer que o interesse dos EUA na guerra do Afeganistão seria o de derrotar o terrorismo:

Argumentou ele pra justificar sua afirmação que o Afeganistão é um país que produz óleo, e por isso os EUA, embora não tivesse interesse econômico naquele país, teria sim interesse militar no óleo. Então resolvi fazer essa postagem pra melhor esclarecer esses pontos. Vamos nessa?

Bem, primeiro quem é o Afeganistão. O Afeganistão é um país extremamente pobre e montanhoso. Seu PIB per capita é cerca de 580 dólares, menor que o do Haiti, mesmo tendo sua população tantas vezes menor que o país africano. Ou seja, a riqueza total produzida no Afeganistão é tantas vezes menor que a da Etiópia.

Falando especificamente de óleo, a produção de petróleo do Afeganistão é de cerca de 1000 barris/dia, metade do que produz a Lituânia, um país minúsculo da Europa.

Não bastasse o desinteresse econômico, o Afeganistão é possivelmente o pior país do mundo pra se travar uma guerra lá. Isso porque o terreno é altamente acidentado, cheio de vales de difícil acesso, fazendo com que o deslocamento de tropas e equipamentos tenha que ser feito quase todo por ar e se tornando um paraíso como esconderijo para terroristas.

Então diante disso tudo fica evidente que um país precisaria ser muito burro pra se meter em uma guerra lá por interesse econômico ou militar no pouco petróleo que lá existe. E sim, fica claro que os EUA só se meteu lá por ser um grande esconderijo de terroristas no mundo, possivelmente o maior deles.


pixabay


Sponsored ( Powered by dclick )

dclick-imagead


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:

H2
H3
H4
Upload from PC
Video gallery
3 columns
2 columns
1 column
32 Comments