Estive pensando sobre o que o futuro reserva para as criptomoedas nesse momento, já próximo da despedida do ano, e que os preços parecem estar recuperando de parte das perdas. Nesse exato momento o bitcoin sobre quase 25% na semana.
O bitcoin é algo que me intriga porque ele do ponto de vista técnico está totalmente defasado e já existem outras criptomoedas bem mais modernas. Eu diria que se o bitcoin fosse um disco LP, já existiria hoje outras criptomoedas comparáveis a um CD.
E esse é o preço que ela paga por ter sido a criptomoeda pioneira. Foi o bitcoin que abriu as portas para a explosão de criação de novas tecnologias nessa área.
Mas porque o bitcoin continua sendo promissor para o futuro mesmo tendo outras moedas capazes de fazer tudo o que ele faz e bem mais? A minha resposta para isso é a marca que ele criou em torno de si mesmo.
O bitcoin hoje não é só algo escasso, pois todas as outras criptomoedas também são, e é exatamente a escassez que confere a todas elas algum valor monetário. O bitcoin hoje é mais que apenas uma escassez, é uma marca única e insubstituível, uma “obra de arte” do mundo digital que jamais será esquecido e ao mesmo tempo jamais substituído no papel que ela desenvolveu na história da humanidade.
A não ser que toda a ideia de criptomoedas no futuro acabe por morrer, o que eu acho muito improvável, o bitcoin sempre será um fetiche nesse mundo. Possuir bitcoin será possuir um pedaço da história, de algo que revolucionou o mundo.
E se essa visão estiver correta, o bitcoin no futuro não terá utilidade prática. Acredito que a utilidade prática será dominada por outras criptomoedas mais modernas e capazes de escalonar, principalmente as stablecoins que cresceram muito nesse ano e acho que vão continuar crescendo bastante em capitalização.
Mas por outro lado o bitcoin, por ter se tornado um fetiche, terá se valorizado tanto que pouquíssimas pessoas poderão ter ela. Até mesmo pra comprar um satoshi você precisará de alguns milhares de dólares, e ele só será negociado por grandes investidores em casas de leilão para milionários. Será negociado como quem negocia uma pedra preciosa de alto valor, ou uma obra de arte histórica de valor incalculável.
Se essa minha profecia estiver correta (espero), é bom aproveitar pra comprar nem que seja 1 satoshi enquanto o seu preço ainda é acessível pra pobres mortais como eu e você! Tomara!
Sponsored ( Powered by dclick )
Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:
- Tecnologias de realidade virtual e aumentada estão chegando aos automóveis
- Guerra fiscal
- Promessa de lenha não acende lareira
- Cadê o Fabrício Queiroz?
- Resolvi fazer minha primeira postagem usando o DCLICK. E é falando justamente dele
- Ministro Pelego no STF
- O lucro é a riqueza gerada em cada transação
- Trump resolve retirar as tropas da Síria. Medida adequada?
- Cuba rejeita casamento gay
- O brilho continua