Nessa postagem vou tentar demonstrar que todas as moedas que se utilizam do algoritmo de consenso “proof-of-work” irão inevitavelmente um dia sofrer o ataque de 51%.
Pra quem ainda não sabe o que seja, esse ataque pode acontecer sempre que um minerador se torna tão poderoso que ele detém mais de 50% da capacidade total de mineração atual de uma dada criptomoeda. Isso faz com que ele consiga “enganar o blockchain”, por exemplo, gastando em dobro os mesmos tokens. Eu defendo que isso no longo prazo é algo inevitável.
Sempre que a atividade de mineração se torna lucrativa, vários mineradores surgem, compram novos equipamentos, abrem empresas especializadas em mineração, estimulam o desenvolvimento e produção de hardware ultrapoderoso especializado em minerar.
Isso faz com que a capacidade total de mineração, medida em hash, seja sempre crescente no planeta. E isso por si só aumenta a probabilidade de ataque porque a dificuldade de mineração não acompanha o aumento de hash disponível para minerar.
Quando a mineração está lucrativa, a dificuldade aumenta proporcionalmente ao aumento da capacidade de mineração em hash. Porém, quando a coisa deixa de ser lucrativa, os mineradores não destróem as suas máquinas, apenas desligam-nas esperando o momento certo de religar, que é quando a mineração voltar a ser lucrativa. E a mineração volta a ser lucrativa quando a dificuldade cai.
A dificuldade caiu, mas a capacidade total de mineração não caiu, apenas ficou desligada, “dormindo” esperando o momento certo de entrar novamente em jogo. E essa capacidade de mineração que fica dormindo tenderá sempre a crescer no longo prazo. Ou seja, a dificuldade de mineração não acompanha a capacidade sempre crescente de minerar disponível no planeta.
Um dia essa capacidade será tão grande que será uma ameaça à existência de qualquer criptomoeda que usa o “proof-of-work”, até mesmo a do próprio bitcoin.
Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:
- Estou prestes a subir de reputação para 74
- E a novela Queiroz continua
- Só existe corrupção onde existe dinheiro sem dono
- Levy libera na internet a lista com os 50 maiores devedores do BNDES
- Perder peso é cortar carboidrato
- Pra que realmente deveria servir o foro privilegiado
- O corpo precisa de Vitamina D para processar o açúcar. E adivinha o que acontece quando você come muito açúcar?
- Cadê os combativos Bolsonaros?
- dApp que será lançado no meio do ano tem tudo pra se tornar o mais bem sucedido até agora
- O bitcoin ou vai morrer, ou se tornar útil apenas como reserva de valor