A confirmação das transações do bitcoin, que se utiliza do algoritmo de consenso “proof-of-work”, são custosas pois demandam alto consumo de energia de máquinas poderosas para serem confirmadas.
Mesmo considerando que o próprio bitcoin tem um mecanismo de auto-ajuste do nível de dificuldade de mineração, ainda assim esse custo nunca será zero.
Nos períodos de valorização do bitcoin, as taxas pagas por transferência são baixas, pois o lucro dos mineradores não vem delas, mas da própria valorização constante da moeda. Ou seja, a própria valorização da moeda permite que as taxas de transferência continuem baixas, apesar dos altos custos da mineração.
Porém, quando a fase de valorização constante da moeda acaba, grande parte do lucro da mineração também estanca. E os mineradores só poderão compensar isso aumentando as taxas.
Só que taxas altas intimidam as pessoas de continuarem transacionando, o que faz com que diminua o número de transações, aumentando a concorrência entre os mineradores. Muitos mineradores não suportam a concorrência aumentada, e acabam fechando as portas.
Com vários mineradores fechando as portas cai os níveis de dificuldade da mineração até que ela volta e se tornar lucrativa, ainda que marginalmente e apenas para os grandes players. Só que essa queda não é instantânea, e até a mineração voltar a se tornar lucrativa a liquidez das transações cai bastante.
Em resumo, no longo prazo não só o bitcoin, mas todas as moedas que se utilizam do “proof-of-work” irão tender a se tornar ilíquidas, somente valendo a pena investir nelas como reserva de valor, jamais como moeda corrente.
Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:
- O futuro do bitcoin será cada vez mais como reserva de valor
- Estou prestes a subir de reputação para 74
- E a novela Queiroz continua
- Só existe corrupção onde existe dinheiro sem dono
- Levy libera na internet a lista com os 50 maiores devedores do BNDES
- Perder peso é cortar carboidrato
- Pra que realmente deveria servir o foro privilegiado
- O corpo precisa de Vitamina D para processar o açúcar. E adivinha o que acontece quando você come muito açúcar?
- Cadê os combativos Bolsonaros?
- dApp que será lançado no meio do ano tem tudo pra se tornar o mais bem sucedido até agora