O bitcoin foi um sucesso total em termos de segurança até agora. A sua criptografia jamais foi burlada, e o seu blockchain jamais foi raqueado. Todas as falhas de segurança detectados até agora não foram falhas do protocolo do bitcoin em si, mas foram falhas orgânicas, falhas humanas ao lidar com ela.
Por exemplo os casos de raqueamento das exchanges. Nenhum deles foi por conta de falha do bitcoin em si, mas das pessoas que administravam essas exchanges. E também dos próprios clientes delas, pois a ideia do bitcoin nunca foi de você confiar a sua chave privada a terceiros, mas ser o único guardião da mesma.
Porém nem tudo são flores, e com o passar do tempo, enquanto umas coisas se provaram totalmente válidas, como a segurança relatada acima, outras se mostraram totalmente falhas.
Uma das maiores falhas do bitcoin foi a sua incapacidade de ser usado como moeda. E isso se dá por diversos fatores, como a falta de escalabilidade, altas taxas de transferência, volatilidade, etc...
A outra falha do bitcoin está no seu algoritmo de consenso “proof-of-work”. No longo prazo, esse algoritmo tende a centralizar a mineração em grandes empresas. E isso obviamente cria um ponto único de falhas. Se a mineração está centralizada e por algum motivo esse minerador sair da jogada ou for inescrupuloso e tiver intenções espúrias como um ataque de 51%, a coisa pode degringolar. Aliás, a minha postagem anterior fala justamente dessa falha do bitcoin no longo prazo:
Bem é isso. Acho que o bitcoin foi uma das maiores invenções da internet dos últimos tempos, mas está longe de ser perfeita. Que o diga muitas das altcoins que já estão “há anos luz” do bitcoin nos diversos pontos fracos dela listados acima, e muito mais.
Diante disso é que concluo que o bitcoin só sobreviverá no longo prazo se conseguir manter uma agenda constante de atualizações. Caso contrário, continuará ficando para trás, perdendo capitalização até enfim ela própria vir a ser apenas mais uma altcoin irrelevante, a não ser pelo simples fato de ter sido a pioneira.
Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:
- Levy libera na internet a lista com os 50 maiores devedores do BNDES
- Perder peso é cortar carboidrato
- Pra que realmente deveria servir o foro privilegiado
- O corpo precisa de Vitamina D para processar o açúcar. E adivinha o que acontece quando você come muito açúcar?
- Cadê os combativos Bolsonaros?
- dApp que será lançado no meio do ano tem tudo pra se tornar o mais bem sucedido até agora
- O bitcoin ou vai morrer, ou se tornar útil apenas como reserva de valor
- O ataque 51% é inevitável, é apenas uma questão de tempo
- Acabei de demonstrar que o bitcoin vai de fato morrer
- Porque a chance de um ataque 51% é sempre crescente com o tempo