Parece que agora não é só o Estado do Rio de Janeiro que sofre grave e constantemente com o crime organizado financiado pelo narcotráfico. O mais novo integrante dessa lista, ou pelo parece, é o Ceará.
Ônibus queimados, letreiros e placas incendiadas, e até bomba explodiu em pilastra de viaduto na intenção de tentar derrubá-lo.
A coisa está séria. Tão séria que o governador eleito (do PT) solicitou ajuda ao Governo Federal. E o Ministro da Justiça e Segurança Nacional preferiu ter uma atitude de cautela diante do fato:
"O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, determinou, nesta quinta-feira (3/1), à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal e ao Departamento Penitenciário Nacional que tomem todas as providências necessárias para auxiliar o estado do Ceará no combate aos atos de violência ocorridos ao longo do dia. A decisão visa dar apoio imediato ao estado, solicitado pelo governador Camilo Sobreira de Santana", diz a nota do ministério.
Eu sinceramente não sei se seria tão prudente assim quanto o Moro foi. Na minha visão se ficou confirmada que não foi uma ação isolada, mas de crime organizado, a coisa obviamente ganha outro caráter e o envolvimento das tropas de segurança nacional passam a ser imprescindível.
Infelizmente há décadas o Brasil convive com esse problema do crime organizado e violência no Rio de Janeiro sem até o momento conseguir dar uma solução definitiva. Só espero que o Ceará não seja apenas mais um Estado a entrar nessa lista onde o crime organizado permanentemente mede forças com o próprio Estado brasileiro.
Sponsored ( Powered by dclick )
Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões: