
link
Ola, tudo bem comunidade steemit?
Eu fiquei de contribuir com a tag #boxdeseries faz um tempo já, e para a minha participação nesta série eu precisava falar sobre série sob um ponto de vista filosófico, e não tem série melhor do que MERLÍ, sim, porque do começo ao fim esta série é filosofia pura!
A personagem principal Merlí Bergerom é um professor de filosofia em uma escola da rede pública na Espanha, digamos que Merlí não é um professor muito ortodoxo, utilizando de métodos um pouco alternativos ele causa muitas confusões, algumas até divertidas, se metendo em várias encrencas.
A série rende boas risadas, principalmente porque o professor é um figurão e inclusive a história faz quem assiste se envolver com as personagens pelos dramas da narrativa, mas vale assistir a série por outro motivo.
Cada episódio é uma verdadeira aula, dá a sensação de estarmos dentro da escola aprendendo com o Bergerom.
PORQUE VER MERLÍ:
Mas a mais importante lição é o exemplo de Merlí, ele nos ensina o valor da filosofia, sendo que o resto da escola e dos pais dos alunos não vem muita importância nesta matéria.
A série nos mostra como é vital, principalmente nos mais jovens, aprender a pensar por nós próprios, tomar as próprias decisões, é o que faz Merlí, através de reflexões e provocações ele promove uma revolução na vida de seus alunos.

link
Justamente por fazer seus alunos pensarem pelas próprias cabeças recebe críticas e resistência da comunidade escolar, os professores mais tradicionais e conservadores enxergam o comportamento de Merlí como inadequada.
E de fato é, é um professor subversivo, porém é na verdade um bom exemplo, luta contra o sistema, que quer que as crianças fiquem caladas e submissas não questionando as "verdades" , lembrou um pouco de another brick in the wall?
Pois é!
Como é importante ter uma atitude questionadora, não aceitar as "verdades" impostas, questionando inclusive a si próprios.
Outro aspecto interessante da série é a forma que ela demonstra a interação social entre as personagens, os adolescentes e seus conflitos, de um jeito um pouco mais complexo do que malhação, mas isso fica para outro post!
E acima de tudo MERLÍ é sobre o eterno conflito entre o velho e o novo, entre o tradicional e o inovador, creio que a mensagem final da série é não é porque algo sempre foi feito de uma forma que esta é a melhor ou que não possa ser substituída.
Comente aí: você já assistiu Merlí? Se sim comente o que achou! Se não, comente se pretende assistir!
Indicação de leitura:
Literatura em Foco #2 - O Processo de Franz Kafka
Curta no Facebook: Ágora do Pensamento
Até a próxima! Obrigado Steemit!!
