Literatura em Foco #2: O Processo de Franz Kafka

abandoned-ancient-antique-235986.jpg

link

Ola Ola, meus amigos steemiteiros, como vai?

Veja o primeiro da série:

1984

Qual será seu sentimento se você recebesse uma intimação da justiça dizendo que estava sendo processado criminalmente?

lin png.png

Sim você cometeu um crime, eu sei, até porque quem recebe a cartinha do oficial certamente cometeu um crime.

Eu sei, eu sei. Você é inocente, nem todo mundo que é processado cometeu um crime.

Bem, no livro "O Processo", publicado em 1925, Josef. K vive em um mundo que não existe presunção de inocência, o simples fato de ser processado torna o réu culpado, e não há nada que este possa fazer.

A personagem principal K, que simboliza o autor do livro, passa por diversas instâncias de seu processo, que Kafka descreve com uma sutileza poética, sem nunca ter acesso aos autos para saber qual crime está sendo acusado.

Nem mesmo um advogado pode fazer muita coisa, no máximo atrasar o processo.

E K não é um típico criminoso, pelo contrário ocupa um importante cargo em um banco.

Se você já leu Kafka já sabe que esse livro será melancólico e trágico, afinal tristeza e depressão é uma característica da vida pessoa desse autor. E para mim, já li umas 5 obras dele essa é a minha preferida, melhor que Metamorfose, mas eu sou suspeito para falar porque sou formado em direito kk mas enfim.

O-processo-Matheus-Arcaro-Cia-das-Letras-LiteraturaBr-Kafka.jpg

Inclusive encontro uma certa semelhança com o livro da primeira edição dessa série - 1984 - os dois tratam sobre Estados autoritários, absolutos e interventores.

E o que mais me fascinou é o realismo presente na obra, não se trata de uma ficção, Kafka trouxe o que de fato acontece, com um pouco de dramatização, mas realmente o senso comum condena o réu criminal sem ao menos ter lido o processo, ele é julgado pelo povo antes do juiz.

E o pior, é que quem trabalha no poder judiciário, juízes, promotores, funcionários em geral, são influenciados pelo anseio da população, pois antes de serem funcionários públicos são parte do povo.

linha.png

Para concluir, devemos refletir sobre a rigorosidade do sistema pena, por uma questão de justiça, afinal, todos querem um direito penal até que ele bata a porta, daí os direitos humanos devem ser respeitados!

Até a próxima amigos!
Obrigado!!

Recomendação de leitura:

Chá com Filosofia #3 - Somos livres?

Curta a página no face: Ágora do Pensamento

banner steemit.jpg

H2
H3
H4
Upload from PC
Video gallery
3 columns
2 columns
1 column
5 Comments