Não é de hoje que existe a preocupação com a centralização da mineração do bitcoin na mão de poucas mineradoras. E essa preocupação tende a ficar cada vez maior à medida que o tempo passa.
Eu estava lendo uma reportagem que me impressionou nesse aspecto. Ela fala que:
Segundo as informações da DD Think Tank, no dia 21 de janeiro, seis pools de mineração, a BTC.com, Antpool, SlushPool, ViaBTC e F2Pool, tinham 74.48% do hashrate da rede BTC. Dessas pools, apenas a SlushPool não está localizada na China.
...
Dessas seis, três estão associadas diretamente ou indiretamente com a Bitmain. São elas a BTC.com, que possui 21% do hashrate da rede, Antpool, com 13.9% e ViaBTC com 10.51%, todas receberam investimentos da Bitmain. fonte
Ou seja, a grande maioria da mineração do bitcoin está concentrada numa região da China e na mão de apenas 6 pools de mineração. E todos eles possuem investimentos de uma única empresa, a Bitmain.
Se isso não for concentração da mineração não sei o que mais poderia ser. E o pior, nada indica que essa tendência irá mudar. E isso é muito ruim para o bitcoin, aumentando inclusive cada vez mais as chances de ocorrer no futuro ataques de 51% na moeda.
Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:
- Cancela 2019
- Vai procurar uma rol…
- Bitcoin precisa quebrar a resistência de $ 4000 pra confirmar a alta
- Rádio Oeste FM de Barreiras/BA diz que não toca “essa desgraça desse cantor”
- Homofobia e liberdade religiosa
- Como pode alguém ainda acreditar em socialismo?
- O STF acertou ao equiparar homofobia ao racismo
- De repente uma família
- O bitcoin está em um momento bem curioso
- Neto de Lula morre aos 7 anos