
Ola, amigos steemiteiros, como vai? Hoje vou falar sobre um tema filosófico que eu gosto muito: a relação entre a FELICIDADE e a ANGÚSTIA.
Então, sentes-se de preferência tome um chá, porque lá vem filosofia. Vamos ter uma boa reflexão, participe nos comentários!
Em nossa primeira conversa falamos sobre o sentido da vida, se você não leu ainda clique aqui, chegamos na conclusão de que encontrar o sentido da vida não é assim tão importante, o que tem valor mesmo é viver, e viver bem.
Afinal, ninguém vive com o objetivo de viver mal, todos querem ser felizes.
O QUE É A FELICIDADE?
Talvez você esteja se sentindo confuso com esta pergunta, afinal, você sabe a sensação de ser feliz, não é mesmo?
Certamente você está lembrando de momentos felizes, com amigos e familiares.
O senso comum vincula o significado da felicidade a coisas como: saúde, dinheiro, fama, bens materiais, amor, sucesso, etc...
Mas será que a felicidade é isso mesmo?
Pode ser, sim, porque novamente aqui isso é relativo, porque o que faz um feliz pode ser que não faça outro feliz.
O grande problema de uma felicidade nestes moldes é que está sempre baseada em metas e objetivos, quando, por exemplo, adquire um celular somente será feliz quando adquirir o próximo modelo, e assim, a real felicidade vai sendo adiado.
SOMOS OBRIGADOS A SERMOS FELIZES?
Pode parece estranho até, mas querer ser feliz causa mais angústia do que felicidade, isso porque felicidade não é uma questão de ser mas de estar.
Sim, porque felicidade não é um estado e sim momentos, para uma vida saudável é importante saber que é completamente natural a existência de momentos tristes, e é completamente "normal" viver períodos não tão felizes, isso não é doença nenhuma.
Epicuro, um filósofo grego, ressaltava a necessidade de equilíbrio na vida, o homem para ter felicidade deveria evitar a dor para ter prazer, mas sem excessos.
Ninguém pode ter prazer 24 horas por dia, se viver assim, uma hora a conta chega, e o tempo é imperdoável.
VALORIZANDO A TRISTEZA
Devemos ser gratos por momentos tristes!
Sim, é com erros e fracassos que podemos aprender, sem momentos tristes não poderíamos evoluir e dar valor a felicidade.
Para terminar, você concorda que quem diz que é feliz o tempo todo está enganando a si próprio? Quem é feliz levando uma bronca do chefe? Em um velório?
Deixe sua opinião nos comentários !
Curta no facebook: [Ágora do Pensamento] (https://www.facebook.com/AgoraPensamento)

fonte
