
Mês passado saiu o livro escrito por João Guilherme Lyra (@joaolyra), fundador do grupo Blockchain Brasil (@blockchainbrasil), cujo link no site da editora compartilho no final do post.
No site da livraria Martins Fontes a sinopse antecipa que o livro esclarece o funcionamento da tecnologia por trás do bitcoin, o blockchain, e discorre sobre as novas formas organizacionais que surgem com ela. O blockchain, além de criar ativos digitais, possibilita novos arranjos sociais e mudança nas formas de empreendedorismo. Mantendo uma visão crítica, o autor procura levantar as variáveis que afetam diretamente estas novas organizações, que surgem virtualmente e são capazes de gerar valor econômico, e aprofundar o debate sobre suas limitações e seus desafios legais.
O João, além de tb ter um blog aqui no blockchain do Steem, é embaixador do Nem blockchain, como anunciou o site Criptomoedas Fácil em março do ano passado: Fundação NEM anuncia embaixador no Brasil. O mesmo site publicou uma entrevista com ele para falar sobre sua obra - Livro destaca como o fenômeno do Uber só será completo com blockchain - onde fez uma comparação com a onda da economia de compartilhamento.
Achei muito legal o @joaolyra destacar que além das criptomoedas e ativos digitais a tecnologia blockchain vem viabilizando novos modelos de negócios, mercados e arranjos produtivos. Isso desde que o Ethereum lançou a possibilidade de rodar smart contracts (regras e acordos auto-executáveis) em seu blockchain. Sobre o tema vale lembrar o post que compartilhei aqui antes: Contratos inteligentes - Episódio da série Expresso do Futuro com Ronaldo Lemos no Canal Futura. Coincidência ou não, o blog da Consensys (empresa que financia projetos no Ethereum) publicou um post com a visão de seu fundador sobre esse novo upgrade da internet: Blockchain Explained - How Web 3.0 Will Create New Business Models.
Como compartilhei aqui semanas atrás, aceitei o convite para fazer parte do conselho consultivo do projeto Vibook (http://www.vibook.io), que quer criar uma plataforma em blockchain para autores, leitores e resenhistas de livros e e-books. Apesar de ainda não ter lido, acredito que títulos como este devem ser incentivados e debatidos dentro do projeto.
Organizações Descentralizadas. Conheça a tecnologia por trás do Bitcoin.
Source of shared Link
