Olá steemians! Prometo que esta é a última vez que falo de carnaval este ano mas o surpreendente sucesso das fantasias de Bitch Coin e o segundo lugar da escola de samba Paraíso do Tuiuti que desfilou com fantasias de escravos e capitão do mato na comissão de frente, presidente vampiro, manifestantes fantoches de verde e amarelo e carteiras de trabalho rasgadas e baleadas me trouxe várias ideias na cabeça.
Instagram: Caroline Hara (@cahara) e Andressa Abbade (@andressabbade)
De um lado foliões por todo o país lançaram uma fantasia brincando com a sensação do momento - o Bitcoin - que está revolucionando a economia, confundindo os economistas tradicionais e pondo em evidência a tecnologia blockchain e as criptomoedas no mundo todo. Já tinha postado sobre a feliz descoberta no post Fantasias de Bitch Coin no carnaval do Rio de Janeiro e as cripto unhas de Katy Perry com algumas garotas no pré-carnaval no Rio, mas pesquisando no Instagram encontrei registros em vários lugares do Brasil.
Instagram: Lorena (@loresgvilela), Cléo Santiago (@cleosantiago), Rey David (@rey.ddavid), Ursula Possollo (@urspossollo), Camila Maximiano (@camilaamaxi), Andréia Sabino (@deiasabino), Isabela Carvalho (@isaumcosta) e Gabi Zampirolli (@gabizampirolli) no Rio de Janeiro/RJ.
Acompanhando bloquinhos, no carnaval de rua descentralizado e aberto das grandes cidades, carregando placas com as frases “investe em mim que eu rendo”, “invista aqui”, “valorizadas”, algumas patrocinadas pelo app Bit.one, as pessoas fantasiadas de Bitch Coin mostraram a nova realidade das criptomoedas como fonte de renda, reserva de valor, instrumento de troca, diversão e bom humor.
Instagram: @BfHZHk3Fknj em Olinda/PE, Rayanne Costa (@ __rayanne) e Miacaelum (@miacaelum) em Brasília/DF, Fernando Crescenti (@fscrescenti) e Isabella A. Baroli (@isaabaroli) em São Paulo/SP, William Baroukh (@willbaroukh) em Florianópolis/SC e Rayla Naked (@raylanaked) RJ
Enquanto isso, no desfile das escolas de samba transmitido pela TV, a novata Paraíso do Tuiuti surprendia todo mundo exibindo CLTs estrupiada, alvo de tiro e bala perdida no meio das últimas mudanças na legislação trabalhista, visto por muitos como marco na precarização e diminuição da proteção do estado aos empregados no modelo industrial convencional. Um modelo que cada vez mais representa o passado, contrastando com uma realidade de mais da metade de trabalhadores informais (sem registro na carteira) e bombardeado por incentivo ao empreendedor individual e discursos elogiando o autônomo sem patrão.
Instagram: Melissa Yaakoub (@melissa.yaakoub) e @BfHZU5nlPVQ
Acredito que estas duas representações são faces da mesma realidade, a fantasia da CLT rasgada pode lembrar o trabalhador que deixa o emprego fixo e a previsibilidade para engrossar o grupo de participantes da chamada economia colaborativa, baixando apps que dão acesso a serviços e mercados pessoa-a-pessoa, cujos ganhos variam conforme a demanda.

“Vendi tudo para investir em Bitchcoin”
Instagram: Paulo e Ursula (@nossavidaquasefit)
Neste novo cenário econômico que desponta o Bitcoin, por trás da chacota do Bitch Coin se revela a aura de fascínio, sedução, ilegalidade e permissividade do novo elemento que começa a fazer parte da vida dos brasileiros.
Dreamstime.com: Aleksandra Moslavak
Pra não dizer que isso só acontece no Brasil, encontrei essa foto acima que mostra o desfile de um bloco de carnaval na Croácia. Apesar de todos estarem fantasiados de Bitcoin, parece que a animação não é a mesma, deve ter sido o frio :-)

Instagram: GRES Paraíso do Tuiuti (@paraisodotuiutioficial).
Foto: Ewerton Pereira (@ewertonpereirafotografia)
Particularmente gostei de ver que no carnaval oficializado patrocinado pelos governos e empresas de midia, o ato até certo ponto rebelde da Paraíso do Tuiuti ter sido premiado com o vice-campeonato pela Liga das Escolas de Samba, demostrando descontentamento diante dos poderes instituídos e resgatando o espírito desafiador e insolente do carnaval. Me surpreendeu também a intervenção militar anunciada logo em seguida, realçando a sensação de conflito e punição, colocando tudo em um contexto de uso desproporcional da força, prática habitual em regimes de controle e submissão.
Fantasia de Unicórnio
Instagram: Katiuscia Machado (@katiusciamachadoestilista), SantinasESaradas (@santinasesaradas) e Sualuana Mendonça (@sualuanamendonca)
Mas quem saiu pelas ruas no carnaval com certeza percebeu que a fantasia de maior sucesso este ano foi a de unicórnio. Matéria da Veja revelou que a fantasia de unicórnio foi a mais procurada no Google. Animal mitológico símbolo das empresas com valor de mercado acima de U$ 1 bilhão, o termo tb está sendo usado para as criptomoedas que atingem a mesma valorização. O criador do Ethereum aderiu a moda, como mostrou estes posts de @basiccrypto e @pamtivek. Sucesso tb entre as crianças, que como o Vitalik nem esperam o carnaval pra sair vestidindo arco-íris com chifrinho na cabeça, ter o unicórnio como ídolo, símbolo consciente ou não dos empreendimentos digitais que transformaram o mundo, revela muito do futuro que as pessoas esperam.
Valeu! Até o próximo carnaval, com #BitchCoin, #BlocoChain e muito mais :-)
Sucesso e boa sorte mais uma vez!


p/ o projeto Brazilian Power no @brazilians
English version of this post:
3/4/2018 - What I learned from the Bitch Coin, Shot Work Permit and Unicorn costumes' success in Brazilian carnival this year
Posts sugeridos:
16/2/2018 - @blockchaincat: Happy chinese new year of the dog... dogecoin!?!
1/3/2018 - @steemcenterwiki: List of Steem.center wiki collaborators entitled to receive a share of STEEM collected in February
28/2/2018 - #Ptgram | Sugestão de template para padrão visual dos próximos boletins sobre os grupos em português no Telegram
26/2/2018 - Bloco Chain no Pós-Carnaval em SP e Rio, presenças ilustres e balanço da tag #BlocoChain
20/2/2018 - Novos caminhos para a economia: blockchain e criptomoedas. Oficinas grátis no Red Bull Station em SP com Faircoop e Ubalab
15/2/2018 - #BlocoChain | Criptomarchinhas Abre alas, Ó financeira, Maria Cotação, etc. para o Bloco Chain no pós carnaval em SP
8/2/2018 - #BlocoChain | Fotos do Bloco Chain no carnaval de Floripa e BH. Dia 18/2 será em SP, ainda dá tempo pra mandar suas cripto marchinhas.
8/2/2018 - Fantasias de Bitch Coin no carnaval do Rio de Janeiro e as cripto unhas de Katy Perry
1/2/2018 - #BlocoChain | Segura o chain, amarra o chain! É blockchain, chain, chain, chain! Axé music pro Bloco Chain e #Criptofolia no Rio neste sábado.
28/1/2018 - #BlocoChain | Mais paródias de marchinhas - Mamãe eu quero minerar e Se você pensa que bitcoin é fiat - e Bloco Chain em BH
22/1/2018 - #BlocoChain | Bloco Chain no Carnaval: reunindo os foliões das criptomoedas e do blockchain no Brasil!
21/1/2018 - Funk do Bitcoin - Transcrição da letra da primeira música sobre criptomoedas no Brasil
22/7/2017 - Olha o @camoes no Steemit aí gente!!! Abre alas porque quem escreve em português nessa corrente de blocos quer passar :-)
Inscreva-se no Steemit para ganhar recompensas vc tb >>>
Mais recompensas em criptomoedas? Responda emails no Earn.com, compartilhe links no Refind > e imagens no Supload >