Totalmente restaurado, aberto ao público durante todo o ano
"O Castelo Vianden, localizado em Vianden, no norte do Luxemburgo, é um dos maiores castelos fortificados a oeste do Reno. Com origens que datam do século X, o castelo foi construído em estilo românico dos séculos XI a XIV. Transformações e aparições góticas foram adicionadas no final deste período. Uma mansão renascentista foi adicionada no século XVII, mas depois disso o castelo foi autorizado a cair em ruínas. Foi, no entanto, recentemente restaurado e está aberto aos visitantes."
"Vianden é uma comuna com o estatuto de cidade em Oesling, no nordeste do Luxemburgo, com mais de 1800 habitantes. É a capital do cantão de Vianden, que faz parte do distrito de Diekirch. Vianden fica no rio Our, perto da fronteira entre Luxemburgo e a Alemanha."
Ruínas de Vianden - Por Nicolas Liez (1834) | Por Victor Hugo (1871)
"O castelo foi construído no local de um antigo castelão romano. O porão parece ter sido um refúgio carolíngio. Historicamente, o primeiro Conde de Vianden foi mencionado em 1090. O castelo continuou a ser a sede das influentes contagens de Vianden até o início do século XV."
"Por volta do ano 1100, foi construída uma fortaleza quadrada, uma cozinha, uma capela e salas residenciais, indicando que uma família aristocrática vivia na época. Durante a primeira metade do século XII, uma nova torre residencial e uma prestigiosa capela decagonal foram adicionadas, enquanto o próprio palácio foi ampliado. No início do século XIII, um novo palácio de dois andares medindo 10 por 13 metros foi construído com uma sumptuosa galeria ligando-o à capela. Estas adições mostram como os Condes de Vianden procuraram rivalizar com a Casa do Luxemburgo. A última grande mudança ocorreu em meados do século XIII, quando todo o castelo foi adaptado para refletir o estilo gótico. Finalmente, em 1621, a Mansão Nassau, com seu salão de banquetes e seu quarto, foi construída pelo Príncipe Maurício de Orange-Nassau-Vianden, em estilo renascentista, substituindo uma ala lateral danificada da fortaleza do século XI."
"Durante o século XVI, o castelo foi mais ou menos abandonado pelos Condes de Vianden, que ganharam o título adicional da Casa de Nassau-Orange após Elisabeth, a neta de Henrique II de Vianden, reivindicar o condado de Vianden juntamente com o seu castelo para seu primo, o conde Engelbert de Nassau. Isso iniciou a longa associação entre Vianden e a Casa de Nassau. Em 1564, Guilherme, o Silencioso, Príncipe de Orange, Conde de Nassau e Vianden, interessou-se inicialmente por Vianden, onde construiu o primeiro uma fornalha ardente em Luxemburgo, mas partiu em 1566 para liderar a revolta holandesa contra o rei Filipe II da Espanha. Como resultado, Filipe II confiscou o castelo e conferiu-o a Peter Ernst von Mansfeld, o governador de Luxemburgo."
"Em 1820, o rei William I dos Países Baixos vendeu o castelo a Wenzel Coster, um vereador, por 3200 florins. Coster começou a demolir o prédio, vendendo as telhas do telhado, os painéis de madeira, as portas e as janelas, peça por peça. Logo o castelo se tornou uma grande ruína." Fonte: Wikipédia
FONTES:
Obrigado pela leitura.
Te desejo uma excelente semana e volte quando quiser!
Conheça o Projeto Brazilians Power | @Brazilians | site BraziliansNow.tk
Conheça a curadoria @msp-brasil! | Entre em nosso grupo no Discord!